terça-feira, 1 de outubro de 2013

ao Corpo!

Meu Querido Corpo, 
venho agradecer-te publicamente porque és fantástico e mereces. És capaz de suportar todo o tipo de violências que eu Mente, ou algum outro agente exterior exercemos sobre ti e continuar firme com o teu trabalho. Tens uma capacidade incrível de regeneração. Podem achar que isto não é nada extraordinário, que só estás a cumprir o objetivo para o qual foste evoluindo durante milhões de anos, mas eu cada vez mais me maravilho contigo, ó Corpo!


Nunca me preocupei muito contigo, até porque nunca me deste grandes problemas. Basicamente, sempre fui uma pessoa saudável, por pior que te tratasse, tu sempre respondeste bem. Não és nenhum modelo e tens as tuas falhas, já me chateei e rejeitei-te muitas vezes mas a verdade é que tu me serves perfeitamente, tenho tudo mais ao menos no sítio e do tamanho certo, muito pouco que me queixar e muito a agradecer. Normalmente só nos damos conta das coisas importantes quando nos faltam. Sou uma Pessoa extremamente sortuda e privilegiada por te ter a ti Corpo, com muita Saúde - um enorme tesouro - e estou plenamente consciente disso agora. 

Agora entendo a nossa relação sado-maso. Eu Mente, a Sádica, a que puxa por ti, tortura-te, quer sempre mais. Tu Corpo, o meu fiel Escravo que aguenta quase tudo, quase sem se queixar. Como tua Domina, tenho de perceber quais são os teus limites e respeitá-los. Para o bem e para o mal, somos inseparáveis, "na Saúde e na Doença, na Alegria e na Tristeza, até que a morte nos separe", por isso vamos tentar manter isto num nível de sanidade aceitável, ok? Nada de fanatismos ou obsessões, vamos minimizar a Dor e maximizar o Prazer. Tentar perceber ambos, pois já sabemos como andam sempre de mãos dadas, por isso há que saber doseá-los e no (muito) que depende de nós e mantê-los em níveis equilibrados.

Já paraste de crescer há algum tempo, e embora muito lentamente, estás a envelhecer, o que torna as tuas tarefas cada vez mais difíceis e demoradas. Ainda assim, espanto-me com a tua rapidez de recuperação. Só há pouco me dei conta da importância de te respeitar e manter-te saudável. O que até nem é assim tão difícil, basta compreender-te e para te compreender basta ouvir-te. Tu fazes-te ouvir muito bem, eu é que por vezes faço ouvidos moucos....

Por isso, Corpo, vou esforçar-me a sério para te respeitar e mimar. Tu bem mereces, pelo que tens aturado ao longo de todos estes anos. Vou continuar com o exercício físico regular e cuidar bem da alimentação. Vou meditar mais e stressar-me menos.  É tão simples, se não me deixar vencer pela Preguiça e pelo Comodismo, realmente consigo ver as mudanças e os resultados surgem quando me porto bem. E se bem que demoras algum tempo a reagir a estas coisas, o metabolismo é lento mas convicto, com resultados que se prolongam a longo prazo. Porque eu bem sei que no fundo, o teu bem-estar e o meu são um só. Tu e eu somos um só!

CORPO, és o melhor instrumento que me foi dado, o meu interface com o mundo, expressas, comunicas, executas quase tudo o que eu mando e normalmente, fazes um excelente trabalho.
Quando trabalhamos em conjunto, conseguimos cumprir o lema: "Mens sana in Corpore sano"! 

Agradeço-te Corpo, por todas as experiências que me proporcionas, as boas e as más também, porque acabo sempre por aprender alguma coisa com isso! Juntos, vamos tornar-nos numa Pessoa melhor, mais forte, saudável e com muito mais qualidade de Vida!

Imagem: O Pensador de Auguste Rodin. Foto surripiada daqui.

2 comentários:

Alien David Sousa disse...

Ora aqui está o primeiro texto que leio...uma verdadeira homenagem ao corpo do autor e apenas digo: adorei!

S.alienigenas

carpe vitam! disse...

minha alien preferida, a ideia não ser só "uma homenagem ao corpo do autor" mas a todos os corpos de pessoas que se possam identificar com o texto ;)